E-familynet.com Ticker

novembro 07, 2010

Conheça o brinquedo ideal, de acordo com a idade da criança

0 a 2 meses: a criança ainda não consegue interagir tanto tempo com o brinquedo, mas mesmo com um chocalho leve, estimule. Móbiles no berço e no carrinho são ótimas opções de estimulação.



2 a 4 meses: brinquedos de diferentes cores, tamanhos e texturas para que haja interesse em explorar o objeto como mordedores, livrinhos de pano e plástico. Incentive a criança a rolar, o alcance, mostrando um objeto, um brinquedo sonoro ou chamando-a.



4 a 6 meses: nessa fase a criança necessita de brinquedos a sua frente (que imitam sons dos animais, formas geométricas como bolas e cubos) para que alcance o objeto e fortaleça a musculatura das costas e abdômen.



6 a 8 meses: brinquedos que estimulem a criança a sentar-se sozinha. Pode-se estimular com brinquedos de empilhar, encaixar, brinquedos bem barulhentos (com teclas sonoras, tais como telefones e pianinhos).


8 a 10 meses: ofereça brinquedos de encaixar e empilhar incentivando a coordenação motora fina. É o momento de se estimular ou engatinhar. Ofereça brinquedos para que ele mesmo venha buscá-los.



10 a 12 meses: brinquedos apropriados para empurrar, visando se deslocar desperta interesse nessa faixa etária. Estimule com brinquedos que abrem e fecham, encaixe de objetos dentro de casinhas e brinquedos de empilhar.


Não podemos esquecer que o brincar é um direito de todas as crianças. O brinquedo deve satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem6.
Com um brinquedo na mão, a criança desperta seu lado criativo e cognitivo. Poder interagir com a mesma e com outras crianças, é extremamente enriquecedor. Ele deve estimular a imaginação da criança.
E nunca se esqueça, aproveite ao máximo o tempo disponível com seu filho. Brincar é um ato de amor e respeito, e deve ser sempre feito com qualidade

Um comentário:

Maria Barriga disse...

Muito bom o guia. Obrigada pelas dicas! Ah, estou te seguindo. Me segue também? Beijo,

Míriam - redatora do Blog Maria Barriga
mariabarriga.blogspot.com
@MaBarriga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...